Como decorar uma Loja Maçônica do dia para a noite!

Escrito Por: Ruyter da Cruz Ribeiro Publicado em: ROOT Data de Criação: 19/07/2019 Acessos: 121 Comentários: 0

Como decorar uma Loja Maçônica do dia para a noite!

 

 

 

 

 

Como decorar uma Loja Maçônica do dia para a noite!

Tudo começou quando o Condomínio Maçônico da ARLS Igualdade Nº 93, no Rio de Janeiro, abriu um templo para abrigar mais Lojas.  Mesmo bem aproveitado, o espaço disponível ficaria crítico com Colunas em relevo.  Por outro lado, azulejar o Pavimento Mosaico também demandaria tempo. 

Com sua experiência de Administrador, o Irm. Anderson Verçosa, Grande Secretário do Supremo Conselho de Jacarepaguá, improvisou, recorrendo às ilustrações originais do Irm. João Guilherme.  As Colunas Zodiacais, as Colunas J e B e o Painel do Oriente foram impressas em material adesivo.  O Pavimento Mosaico foi feito tapete.  Deu resultado.  Tudo ficou pronto antes que o cheiro da tinta das paredes desaparecesse e mais uma Loja do Rito Escocês pode trabalhar...

 

 

A chegada do legítimo Rito de York ao Brasil trouxe novas necessidades que podem ser preenchidas da mesma forma, com rapidez, baixo custo e aproveitando qualquer espaço razoável disponível, tanto de forma definitiva quanto provisória!

 

As Lojas militares

Desde que criadas pela Grande Loja da Irlanda, em 1732, as Lojas militares são uma tradição maçônica que perdura ainda hoje.  Em pleno século 21, militares americanos e canadenses estabelecem Lojas onde servem.  Para que trabalhem regularmente, as Grandes Lojas sagram e enviam aos veteranos as três Luzes – Livro da Lei, Compasso e Esquadro.  A internet tem divulgado imagens que certamente intrigam os Maçons brasileiros, que desconhecem esse costume de mais de 250 anos.

 

O conceito Loja Rápida

A rigor, desde que devidamente autorizado por Potência regular, qualquer ambiente pode agora converter-se em uma Loja Simbólica, permanente ou temporária, adequadamente decorada para seu trabalho litúrgico.

As ilustrações do Irm. João Guilherme, todas originais, estão em arquivos com alta resolução, que permitem imprimir banners ou adesivos de grandes tamanhos com a qualidade necessária em impressoras locais, comuns em todo o Brasil.  Assim, com uma fração do custo e do tempo, a Loja estará pronta para cumprir seu papel.

 

 

Rito Escocês Antigo e Aceito

Para decorar a Loja Rápida do Rito Escocês Antigo e Aceito, ao Norte, as Colunas Zodiacais são Dóricas ao Norte, representando a Força, e Coríntias ao Sul, representando a Beleza.  Há duas opções para as Colunas J e B: com romãs e com globos.   Além do Pavimento Mosaico, temos arquivo para imprimir uma Balaustrada.

 

 

E temos duas opções para o Painel do Oriente, uma mais simples, com Sol, Lua e Olho-que-tudo-vê e a outra mais completa, em cenário inspirado nos antigos painéis franceses, com Templo entre Colunas, Janelas, Corda, Pedra etc.

Os Painéis de Instrução têm também duas opções: Painéis Franceses, para as Lojas do GOB / COMAB, ou de Harris, para as Lojas da CMSB.  Entre os complementos temos o Pavimento Mosaico, Balaustrada e Identificadores dos Oficiais.

 

 

Rito de York

Em 2007, a Grande Loja de Nova York deu a autorização aos Maçons do Brasil para traduzir e adaptar seus rituais simbólicos.  Em setembro de 2016, o Grão-Mestre Jeffrey Williamson, em visita à Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, aprovou oficialmente as adaptações feitas na tradução brasileira.  E deu um passo ainda maior para consolidar a prática dos rituais ao organizar uma Convenção dos Grandes Instrutores (Grand Lecturers’ Convention), em janeiro de 2018.  Os três Graus Simbólicos das Blue Lodges foram trabalhados ao vivo, com os intérpretes vestidos a caráter, e comentados minuciosamente, com tradução simultânea para os Maçons brasileiros, latino americanos e europeus

A decoração de uma Loja do Rito de York é muito simples, a começar pelo chão plano. 

Para decorá-la, procuramos relembrar aquele momento histórico. 

 

 

Os painéis que ilustram a Loja Rápida do Rito de York foram inspirados no Renaissance Room, local do evento. 

São seis painéis apenas, mais o Pavimento Mosaico, que permitem montar um cenário completo.  As duas portas ladeando o painel por trás do Venerável Mestre não tem função litúrgica.  No verão, naqueles tempos antes da refrigeração – o edifício da GLNY foi construído em 1912 –, eram abertas para uma sala contigua, com janelas para o exterior. 

A porta Noroeste, que dá para a Sala de Preparação, por onde entram os candidatos, tem as Colunas J e B, enquanto atrás do 1º Vigilante senta-se o organista. 

Pela porta Sudoeste, que dá para o Átrio, entram os Irmãos da Loja e Visitantes qualificados.  Os painéis das paredes laterais, Norte e Sul. 

Da porta Sudoeste, que se repete de cada lado do painel do Oriente, e dos painéis para as paredes laterais devem ser impressas mais cópias para completar o cenário.

 

 

 

E assim os Maçons brasileiros podem recriar o clima de suas sessões em um cenário feito carinhosamente em 1912 e carinhosamente preservado até os dias de hoje.

 

Como receber os painéis

Mostramos como os painéis para as Lojas Rápidas dos Ritos Escocês e York e sua disposição nas Lojas dos dois Ritos.  Como dissemos, eles permitem grandes ampliações sem distorções.  Porém, para não deformar as imagens, as ampliações devem ser feitas pela diagonal, mantando a relação entre largura e altura.

Visite o site www.artemaconica.com

Basta selecionar os painéis desejados e levar para o carrinho de compras.  Após a confirmação do pagamento, os links serão enviados para o e-mail cadastrado.  E boas sessões!

 

 

Tags:

Deixe um comentário

Captcha